Início » Gênesis 1 a 2 – Devocional do Dia

Gênesis 1 a 2 – Devocional do Dia

5 views
Continua após a publicidade..

Nos acompanhe nesse devocional sobre o que podemos aprender em Gênesis 1 a 2, com a criação do Reino de Deus e a criação do ser humano. O que a palavra de Deus nos ensina desde o inicio de tudo?

Texto Base:

1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.

(Genesis 1: 1-5 ARA).

Oração inicialOh Senhor, Rei do universo! Te Louvo e te agradeço pela dádiva da vida, por sua bondade e misericórdia. Agradeço pelo seu filho amado Jesus, que se entregou na cruz por meus pecados (João 3:16), que me comprou a preço de sangue, para hoje ter a oportunidade de me achegar a Ti (1 João 2:1-2) e ter o direito a Vida Eterna. Obrigada pelo seu Santo Espirito, que me convence da minha natureza caída e o quanto necessito de Ti, que intercede por mim (Romanos 8:26-27) e O leva minhas súplicas.

Perdoe os meus pecados, coloque em mim um coração puro e que deseje a sua presença. Me livra do mal, que eu resista as investidas do inimigo e que seu seja aprovada em meio as provações. Me de sabedoria e discernimento da tua palavra, para que eu diminua e o Senhor cresça cada vez mais em mim. Em nome de Jesus, Amém!

Saiba o que Deus nos revela em Gênesis 1 a 2

Gênesis 1 – O Reino de Deus

Primeiramente, no início de Gênesis, aprendemos sobre a soberania de Deus na criação do universo. Tudo foi feito com perfeita ordem e simplesmente através de sua voz, salvo a criação do ser humano, que Deus fez questão de formar com suas próprias mãos.

Continua após a publicidade..

E desde o inicio vemos a ação da trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo) na criação. No versículo 1 diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” A palavra princípio tem a mesma ligação e referencia a passagem de Jo 1: 1-3 a respeito de Jesus “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Vemos também o Espírito Santo em ação, “e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” Gn. 1: 2, aqui vemos o Espírito Santo como o braço executor da trindade, estando ativo a cada palavra pronunciada por Deus.

Portanto, aprendemos que o Reino de Deus é estabelecido de forma soberana. Deus existia muito antes da criação, e Ele extende-se para além da mesma. E o seu reino é exercido de acordo com sua santa vontade, pois decide criar todas as coisas e estabelecer seus desígnios, por sua palavra pois simplesmente ao falar a criação passa a existir e por suas obras, onde seu Espírito mostra o seu poder ilimitado.

A Santidade de Deus é revelada ao criar coisas boas “E viu Deus que era bom” (se repete na criação por 7 vezes).

Dessa forma entendemos que precisamos refletir a bondade e a santidade do nosso Criador. 

Gênesis 2 – A formação do Homem 

Inicialmente, quando Deus diz “Façamos o Homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” ainda no Capítulo 1 v26, define o tamanho do valor do ser humano para Deus, pois, o Conselho Divino e Triúno determinou que o ser humano fosse feito a sua imagem e semelhança.

Isso quer dizer que o homem é um ser espiritual, de não apenas corpo, mas de alma e espírito. Um ser moral, com inteligência, percepção e autodeterminação, excedendo assim a qualquer outro ser terreno. Onde Deus ainda nos implica o domínio sobre a terra (v28), remetendo assim sua vontade de nos fazer a sua semelhança.

Quando o Criador diz “tenha ele domínio sobre a terra…”, é porque Deus criou o homem para ser seu agente no reino, para governar e dominar o resto da criação, inclusive as forças satânicas que seriam manifestas com o pecado do homem, assim violando as leis perfeitas de Deus.

Porem, para o homem possa exercer esse governo (domínio) sobre a terra, é imprescindível a plena e completa obediência ao Governo do nosso Deus como o Rei de todas as coisas. O poder que podemos exercer nessa terra se dá na fidelidade que depositamos em obedecer as leis de Deus, nosso pai e Criador.

Continua após a publicidade..

Por isso, reflitamos: Tenho eu governado aquilo que Deus me deu, ou tenho dado esse domínio para as forças malignas por nao obedecer e temer aquilo que Deus tem me ordenado em sua palavra?

Pois é muito claro, que as forças do mal nao deixam de atuar para o cumprimento do mal, e nós, o que temos feito para o cumprimento do bem?!

Para gravar no coração:

10 Pelo que Davi louvou ao Senhor perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.12 Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.13 Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos te damos. ( 1 Crônicas 29: 10-14 )

A nossa felicidade e fidelidade devem estar em viver dentro das expectativas dAquele que nos criou! Porque tudo vem dEle e tudo é para Ele!

A Formação da Mulher

Na formação da mulher, Deus deixa duas coisas muito claras! Duas necessidades que o homem viria a ter para o cumprimento daquilo que o Criador o incumbiu a Ser e Fazer.

Primeiramente, a mulher foi formada para ser a auxiliadora do Homem, onde o mesmo nao encontraria a força necessária para cumprir esse papel sozinho.

E Segundo, a mulher foi formada para ser idônea! Denota completude, onde convém perfeitamente o plano de Deus para o ser humano, indicando que um completa o outro, um se faz necessário no outro.

Concluindo, a mulher dá o auxilio necessário ao homem, para que o mesmo encontre apoio no dia a dia, na procriação, para cumprir as ordens de Deus, e fazer tudo aquilo que lhe é esperado, tendo ao lado sua companheira, parceira com apoio mútuo, mostrando assim o plano perfeito de Deus, onde cada um se encaixa naquilo que o Criador os fez para ser, sem peso e com propósitos claros.

Isso se mostra também ao fato do Criador ter feito a mulher a partir da costela de Adão, de sua metade, assim indicando que fora feita de uma parte intima do homem, os ligando e completando. Dessa forma, colocando a mulher não abaixo do homem, mas como uma extensão dele, sua metade, sua completude.

Deus de Alianças

Podemos também compreender, que o nosso Deus é o autor da aliança!

Ao separar o dia da noite (Gn 1: 4-5), Deus mostra que é um Deus de alianças, compreendemos melhor isso em Jr 33: 20-21:

Assim diz o Senhor: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de tal modo que não haja nem dia nem noite a seu tempo,

21 poder-se-á também invalidar a minha aliança com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também com os levitas sacerdotes, meus ministros.

Dessa forma a palavra de Deus enfatiza que a sua aliança não pode ser quebrada, mostrando assim a sua fidelidade, seu desejo e escolha de fazer alianças com o seu povo. No versículo 21 aponta para Cristo, que viria em promessa do nosso Deus para remissão de nossos pecados e salvação para a humanidade, em decorrência a queda do homem após o pecado.

Com isso, vemos o amor imutável do nosso Deus, desde a criação, sabendo da queda do homem e mesmo assim escolheu nos criar, por amor.

Até aqui vemos a ordem perfeita na criação de Deus, onde haviam harmonia e equilíbrio, antes da queda do homem. Portanto que possamos refletir na natureza perfeita e santa de Deus, nosso pai e criador, e o quanto estamos refletindo sua natureza divina na nossa vida, ou os prazeres da nossa carne pecaminosa e fraca.

Que possamos nos lembrar das alianças feitas da parte de Deus conosco, da sua fidelidade e que temos acesso direto a Ele todos os dias de nossa vida, basta recusarmos o que nao vem dEle e buscarmos o que Ele tem para nós.

Conclusão e Reflexão final

Dessa forma, podemos concluir que:

  • Nosso Deus é Soberano, santo e perfeito.
  • Sua vontade é Soberana, santa e perfeita.
  • Ele criou todas as coisas.
  • Nosso Deus é triúno, único e que existe em três pessoas distintas entre si: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • A Trindade estava presente desde o início.
  • Deus criou todas as coisas por intermedio dEle e para Ele.
  • Ele escolheu nos amar, mesmo sabendo que iriamos pecar e continua nos amando, desejando que abandonemos o pecado e nos aproximemos dEle.
  • Ele é um Deus de alianças e é fiel para cumprir todas.
  • Ele é acessível, e deseja se relacionar conosco por meio de seu filho, que nos justifica de nossos pecados.

Veja Também: Devocional do dia – Eu sou o caminho, a verdade e a vida!

Por fim, vamos acessar o Pai agora em oração? Desejo que essa palavra tenha ministrado o amor de Deus em seu coração e que juntos, busquemos viver a santidade que há nEle.

Que a Paz de Cristo Jesus esteja com você!

Continue navegando com a gente!

Veja Também