Texto base:
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 3 Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações. 4 Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. 5 Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
6 Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. 7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 8 Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,
9 que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,10 sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. – (2 Timóteo 1:1-10)
Oração inicial: Oh Senhor, Rei do universo! Te Louvo e te agradeço pela dádiva da vida, por sua bondade e misericórdia. Agradeço pelo seu filho amado Jesus, que se entregou na cruz por mim, que me comprou a preço de sangue, e hoje tenho a oportunidade de me achegar a Ti. Obrigada pelo seu Santo Espirito, que me convence da minha natureza caída e o quanto necessito de Ti, que intercede por mim e o leva minhas súplicas. Perdoe os meus pecados, coloque em mim um coração puro e que deseje a sua presença. Me livra do mal, que eu resista as investidas do inimigo e que seu seja aprovada(o) em meio as provações. Me de sabedoria e discernimento da tua palavra, para que eu cresça cada vez mais em Ti. Em nome de Jesus, Amém!
Venha conferir o Devocional do Dia – Não desamine
Bem vindos ao devocional de hoje! Hoje iremos falar sobre uma das cartas de Paulo a Timóteo, mais precisamente o inicio de sua segunda carta. Venha conosco refletir nas palavras do apóstolo Paulo e se inspirar a manter a fé!
Um pouco sobre Paulo
Primeiramente, é importante ressaltar quem era a pessoa de Paulo e seu ministério como apóstolo de Cristo. Paulo na verdade era Saulo, e perseguia os cristãos. Foi então em uma viagem a Damasco, que teve uma visão e ficou três dias cego, “subitamente o cercou um resplendor de luz do céu” (Atos 9:3). “E caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4.) Foi então que Cristo ordenou a Saulo, que estava cego devido à visão que tivera, que fosse a Damasco e aguardasse por mais instruções.
Foi então que após três dias, Saulo recebeu a visita do discípulo Ananias, que restaurou sua visão (ver Atos 9:17–18). Saulo foi então batizado e passou vários dias com os discípulos. Quando começou a pregar nas sinagogas e em Jerusalem “o temiam, não crendo que fosse discípulo” (Atos 9:26) pois era conhecido por perseguir todos que proclamavam que Cristo era o Senhor (Atos 9:21).
O chamado de Saulo foi para ministrar aos gentios e, a partir daquele momento, a Bíblia se refere a ele como Paulo (Atos13:13). Sua conversão é um testemunho de que o evangelho de Jesus Cristo está ao alcance de todos os que se arrependem e “não importa onde estejamos ou o que tenhamos feito, Jesus deseja transformar nossa vida e usa-la como instrumento para levar o seu nome a todos”. Nosso Senhor Jesus ama forjar testemunho vivo através de cada um de nós, Lembre-se que seu sofrimento pode servir para ajudar alguém que possa estar passando pelo que você já passou!
Sobre Timóteo
Agora, falando um pouco de Timóteo, ele era de origem grega por parte de pai, e judia por parte de mãe. Quando Paulo chegou a Listra, encontrou bom testemunho a respeito de Timóteo (Atos 16:1-2) e o levou consigo em sua viagem, onde juntos fizeram muito pela igreja primitiva.
Timóteo era um exemplo tanto na comunidade cristã, como em meio a sociedade em que fazia parte. Seu exemplo era tão positivo que sua reputação chegou até Icônio (cidade antiga na região montanhosa da Licaônia). Sua reputação foi construída desde sua meninice, pois lembre levou a sério os ensinamentos que recebeu e os colocou em prática.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:14,15)
Sobre a Segunda Carta de Paulo a Timóteo
Se analisarmos o contexto histórico da época em que a Carta de Paulo a Timóteo foi escrita (Por volta do ano 67 d.c, no fim do reinado do imperador Nero), concluímos que foi um período marcado por perseguições intensas aos Cristãos. Mas Paulo, com sua fé inabalável, encoraja seu amado filho na fé a se manter firme como ele.
Timóteo era jovem e líder da igreja em Éfeso, onde enfrentava muitos desafios, como falsos mestres e uma comunidade crescentemente mundana. E é neste contexto que Paulo vê a necessidade de orientar e encorajar seu amigo, o levando a buscar a persistência e fidelidade na fé.
6 Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. 7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. – (2 Timóteo 1:6-7)
O cuidado de Paulo em suas palavras, mostra a seriedade dos tempos difíceis que estavam por vir, para que Timóteo se mante-se firme em meio as adversidades e que não se desvia-se do evangelho de Cristo.
8 Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,
9 que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça.
Aplicação Pessoal
Dessa forma, entendemos que mesmo em meio a tempos difíceis, o senhor nos chamou para a uma Santa Vocação, em virtude de sua graça! E em sua palavra encontramos força e direção, para enfrentarmos as adversidades da vida e não desanimarmos na fé.
Que possamos buscar em Deus e em sua palavra direção, para estudá-la e aplicá-la em nossas vidas.
Veja também: Sonhos e planos cortados, há esperança?
Não sei a adversidade que você possa estar enfrentando hoje, mas lembre-se da Santa Vocação que o Senhor nos chamou, por sua graça sem medidas! Que em circunstancia alguma Ele nos desampara, e nos dá a direção em sua palavra para discernir a verdade do erro, forças para permanecer firme e esperança de um futuro melhor.
A sua palavra é útil para nos ensinar, um guia confiável e uma fonte inesgotável de esperança!
Que a paz de Cristo esteja com você!
Continue navegando com a gente!