Início » Devocional do Dia – Sonhos e planos cortados, há esperança?

Devocional do Dia – Sonhos e planos cortados, há esperança?

1,2K views

Texto Base: “Até mesmo uma árvore tem mais esperança, pois, se for cortada, voltará a brotar e dar novos ramos. Ainda que as raízes tenham envelhecido na terra e o tronco esteja podre, com o cheiro da água, voltará a brotar e dar ramos, como uma planta nova”. – Jó 14:7-9 (NVT: Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora)

Oração inicial: Oh Senhor, Rei do universo! Te Louvo e te agradeço pela dádiva da vida, por sua bondade e misericórdia. Agradeço pelo seu filho amado Jesus, que se entregou na cruz por mim, que me comprou a preço de sangue, e hoje tenho a oportunidade de me achegar a Ti. Obrigada pelo seu Santo Espirito, que me convence da minha natureza caída e o quanto necessito de Ti, que intercede por mim e o leva minhas súplicas. Perdoe os meus pecados, coloque em mim um coração puro e que deseje a sua presença. Me livra do mal, que eu resista as investidas do inimigo e que seu seja aprovada em meio as provações. Me de sabedoria e discernimento da tua palavra, para que eu cresça cada vez mais em Ti. Em nome de Jesus, Amém!

Bem vindos ao devocional de hoje! Hoje iremos falar de um personagem da bíblia muito conhecido, por sua fé e fidelidade a Deus sem medidas e como superou tamanha adversidade da vida. Venha comigo se inspirar nessa historia e ter esperança!

Afinal, Sonhos e planos cortados, há esperança?

Um pouco sobre Jó

Inicialmente, vamos pensar um pouco a respeito de Jó, um homem íntegro, reto e temente a Deus e que desviava-se do mal (Jó 1:1). E este era um homem muito abençoado por Deus, com vasta riqueza e muitos filhos (Jó 1:2-3). Mas em um momento de sua vida, se vê perdendo tudo que tinha, família, riquezas e até sua saúde! (Jó 1:13-19) (Jó 2:7).

Lendo sua historia, podemos analisar que o que se passa na vida de Jó é uma clara permissão de Deus, para nos deixar o exemplo de seu caráter, onde Jó mostra sua fidelidade ao Senhor, se estava em tudo que tinha ou naquele em quem cria. E uma forma clara de se analisar como passar por provações em nossa vida.

Continuando, Jó passou por muitas dores, sofrimentos, crises, mas se manteve firme no senhor e em momento algum de sua vida perdeu a fé, mesmo que tudo parecia perdido (Jó 1:20-22). Tanto que, mesmo quando já havia perdido tudo e lhe restavam somente suas forças, ainda ficou gravemente doente, porem, nada nem ninguém fez com que ele blasfemasse contra Deus (Jó 2:9-10).

Embora Jó não blasfemasse contra Deus, ele mostra claramente seu sofrimento e o quanto deprimido estava devido a tudo que passou e estava passando, e se questionava e questionava a Deus do porque estava sofrendo daquela forma (Jó: 3).

Defesa de Jó diante de Acusações

Ainda no desenrolar da história, Jó recebe a visita de três amigos, que insistem que nele havia pecado, por estar passando por tamanho sofrimento e tentam convence-lo a se arrepender para que Deus diminuísse suas tribulações (Jó 4-31). No entanto, Jó se mantem firme de que é inocente.

1 “E Jó continuou em sua fala e disse:

2 Juro por Deus, pelo Todo-Poderoso,

que não quer me fazer justiça

e que enche de amargura o meu coração,

juro que, enquanto ele me der forças para respirar,

os meus lábios nunca dirão coisas más,

e a minha língua não contará mentiras.

Nunca direi que vocês têm razão de me acusar;

enquanto viver, insistirei na minha inocência.

Fico firme e não desisto de dizer que estou certo,

pois a minha consciência nunca me acusou”. – Jó 27:1-6

Uma vóz de Sabedoria

Por conseguinte, Jó já cansado de se defender de seus supostos “amigos” que não faziam outra coisa a não ser julga-lo e ainda tentar faze-lo se conformar com o que estavam predestinando a ele, foi então que Eliú, um jovem, trouxe palavras de sabedoria, tais palavras que se esperavam dos mais velhos (Jó 32:1-10).

2 “Acontece que ali estava um homem chamado Eliú, filho de Baraquel e descendente de Buz, do grupo de famílias de Rão. Eliú ficou muito zangado com Jó porque este dizia que era inocente e que Deus era culpado.E também ficou zangado com os três amigos porque eles não puderam responder a Jó, dando assim a ideia de que Deus estava errado”. – Jó 32:2-3

Dessa forma, Eliú, aproveitou o momento de silencio, e não aguentou mais ficar calado mediante aquela situação! Principalmente, porque aqueles homens não estavam preocupados em buscar a resposta em Deus, mas nos homens (Jó 32:13) cada um em seu próprio entendimento. No entanto, Eliú não estava preocupado em agradar ninguém, nem em supor nada, mas sim agradar a Deus e os levarem a pensar melhor o porque de todo aquele sofrimento (Jó 32:21-22).

Eliú traz a perspectiva da grandiosidade de Deus e o quanto somos incapazes de compreender a mente de Deus! E que Deus, sempre atende ao nosso chamado, de um coração humilde contrito a ele:

12 “Mas eu lhe digo que você não tem razão,

pois Deus é maior do que as criaturas humanas.

13 Por que você acusa Deus,

afirmando que ele não dá atenção às nossas queixas?

14 Deus fala de várias maneiras,

porém nós não lhe damos atenção.

15 De noite, na cama,

quando dormimos um sono profundo,

ele fala por meio de sonhos ou de visões.

16 Deus fala aos nossos ouvidos,

e os seus avisos nos enchem de medo.

17 Ele fala com a gente para que deixemos de pecar

e para que não nos tornemos orgulhosos.

18 Assim, ele nos livra da morte

e não deixa que nos joguem na sepultura”. – Jó 33:12-18

As respostas de Eliú nos faz entender que Deus nos ama tanto, que permite passarmos por situações onde seremos provados e APROVADOS, pois é no sofrimento, na dor, na perda, que o senhor forja o nosso caráter! Nem sempre passamos por um sofrimento decorrente a um pecado, mas nessa vida não estaremos imunes ao sofrimento. Em tudo a um crescimento, um aprendizado.

15 “Mas Deus nos ensina por meio do sofrimento

e usa a aflição para abrir os nossos olhos”. – Jó 36:15

A Resposta vem de Deus

Finalmente Deus responde Jó, mas não da forma que ele gostaria talvez, pois o Senhor o responde em forma de perguntas, o fazendo refletir a figura de Deus. E que é inútil tentar questionar Deus, pois dEle é a sabedoria e todo entendimento!

“Onde é que você estava quando criei o mundo?

Se você é tão inteligente, explique isso.

Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo

e quem foi que fez as medições?

Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra?

Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo?

Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, 

e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria.

“Quando o Mar jorrou do ventre da terra,

quem foi que fechou os portões para segurá-lo?

Fui eu que cobri o Mar com as nuvens 

e o envolvi com a escuridão.

10 Marquei os seus limites 

e fechei com trancas as suas portas.

11 E eu lhe disse: ‘Você chegará até este ponto

e daqui não passará.

As suas altas ondas pararão aqui.’  – Jó 39:4-11

Ele determina o inicio, e o fim! NEle está o domínio dos céus e da terra! Nossa justiça nunca será a de Deus, pois Ele é a justiça, nós somos miseráveis pecadores, que necessitamos da sua graça em nossas vidas. Quando entendemos a nossa dependência nEle, não o questionamos, mas aceitamos o seu tratar, pois Ele é soberano e sempre tem palavras de vida Eterna para nós.

Veja também: Exemplos do poder da oração e súplicas com Daniel

Bençãos sem Fim

Chegamos ao final da história! Após discorrermos uma grande trajetória da vida de Jó, chegamos as considerações finais.

Mediante a todas as perguntas do Senhor a Jó ( Jó 38 – 41), podemos concluir que o Senhor deixou bem claro a sua majestade e poder, e que nada neste mundo se compara a Ele, e que nunca alcançaremos a plenitude de seu entendimento e poder. Isso nos coloca exatamente onde devemos estar, como servos de Deus, sua criatura e não o criador.

Portanto, Jó como um bom servo que era, soube reconhecer o quão errado estava em se apegar em si mesmo, e achar que poderia questionar os desígnios de Deus. E não á nada que agrade mais a Deus, do que um coração arrependido e contrito a ele. Pois é assim que Ele trabalha em nosso ser, e nos faz mais parecidos com Ele!

Então, em resposta ao Senhor, Jó disse:

“Eu reconheço que para ti nada é impossível

e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.

Tu me perguntaste como me atrevi

a pôr em dúvida a tua sabedoria,

visto que sou tão ignorante.

É que falei de coisas que eu não compreendia,

coisas que eram maravilhosas demais para mim

e que eu não podia entender.

Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo

e responder às tuas perguntas.

Antes eu te conhecia só por ouvir falar,

mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.

Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse

e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.” – Jó 42:1-6

Não para por ai! Deus é tão gracioso e justo, que mediante ao arrependimento de Jó e reconhecimento da grandeza e sabedoria de Deus, o Senhor o fez prosperar ainda mais e se tornar um homem ainda melhor do que ele era!

10 Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Senhor fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes.11 Todos os seus irmãos e irmãs e todos os seus amigos foram visitá-lo e tomaram parte num banquete na casa dele. Falaram de como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e o consolaram por todas as desgraças que o Senhor havia feito cair sobre ele. E cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro.

12 Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas.13 Também foi pai de sete filhos e três filhas.14 À primeira deu o nome de Jemima; à segunda chamou de Cássia; e à terceira, de Querém-Hapuque .15 No mundo inteiro não havia mulheres tão lindas como as filhas de Jó. E o pai as fez herdeiras dos seus bens, junto com os seus irmãos.

16 Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos.17 E morreu bem velho. – Jó 42:10-17

Aplicação Pessoal

Não sei o que você está passando neste momento, que tipo de sofrimento possa estar enfrentando. Mas saiba que há um Deus que te ama, e que deseja molda-lo(a), forja-lo(a) e te fazer transpassar barreiras que você nunca imaginou que passaria. O nosso Deus é um Deus de milagres, um Deus de promessas, um Deus que nunca falha! Creia e confie plenamente nEle, e busque se fazer as seguintes perguntas: O que Deus espera de mim? O que preciso mudar? A quem preciso ajudar? Como posso sair dessa dificuldade? O que a palavra de Deus me orienta? O que Jesus faria em meu lugar?.

Lembre-se sempre que toda provação que o Cristão passar, será para beneficio da sua fé! Pois o nosso alvo nunca foi este mundo, mas sim a casa que o nosso Pai que está no céu vai nos preparar.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. – Joao 14:1-3

E por fim, voltando ao texto inicial: “Até mesmo uma árvore tem mais esperança, pois, se for cortada, voltará a brotar e dar novos ramos. Ainda que as raízes tenham envelhecido na terra e o tronco esteja podre, com o cheiro da água, voltará a brotar e dar ramos, como uma planta nova”. – Jó 14:7-9. Lembre-se, assim como para a árvore há esperança mesmo depois de seus ramos cortados, também há esperança para nós, pois ao cheiro das águas ( Jesus), o Senhor faz brotar novos ramos (sonhos, realizações) ainda melhores, e faz frutificar o testemunho da nossa fé para ajudar a vida de outras pessoas. O Senhor sempre age meio aos seus propósitos, peça a Ele para identificar o propósito que Ele tem para sua vida.

Que a paz de Cristo esteja com você!

Continue navegando com a gente!

Veja Também